História
Vidal Tecidos desde 1966...
A empresa VIDAL TECIDOS, foi fundada em 1966 por José Manuel Vidal. A primeira actividade era a revenda de produtos e tecidos técnicos para a indústria automóvel.
Durante a década de 70, a empresa alarga a sua actividade à distribuição de produtos e tecidos para a indústria de estofos e mobiliário.
Só no final da década de 70 começaram a ser transaccionados os primeiros tecidos de decoração, na altura veludos fabricados em Portugal, o que desde logo fez adivinhar uma viragem na orientação da VIDAL TECIDOS.
A início década de 80 marcou uma conversão da empresa, especializando-a em tecidos de decoração. Chintz liso e estampado, veludo, gobelin, tecidos jacquard, sedas, linhos e algodões passaram a representar uma fatia muito importante da sua facturação.
De imediato abre a sua primeira megastore em Campo de Ourique, Lisboa. Um espaço de 500 m2 com uma exposição de tecidos que revolucionou o mercado da decoração em Portugal.
A década de 90 serviu de consolidação a um nome que ocupa um lugar de destaque no mundo dos tecidos de decoração.
No início do novo milénio, a Vidal Tecidos abre no Porto a sua segunda megastore, um ambicioso espaço de 900 m2 no coração da Avenida da Boavista, que rapidamente conquista o mercado do Norte de Portugal.
Em 2005 foi criada a Vidal Prestige uma colecção de luxo com as melhores e mais exclusivas criações dos maiores designers internacionais. Tal como o nome indica, representa um condensar de luxo, qualidade e prestígio, sempre presentes nos seus produtos.
Em 2012 a Vidal Tecidos posicionou-se no mercado global, criando a primeira loja online portuguesa de venda de tecidos de decoração. Em simultâno criou uma versão em inglês da loja online direcionada à exportação.
Em 2013 é criada a colecção Amo Portugal que homenageia a tradição e a cultura portuguesa. Tratam-se de padrões originais e exclusivos criados pela equipa de designers da Vidal Tecidos, que para além de terem alcançado um sucesso ímpar no mercado nacional, proporcionam a exportação da imagem de Portugal para mais de 50 países em todos os continentes.
No ano de 2017 e na sequência do sucesso da colecção Amo Portugal, é lançada a primeira colecção desenhada por uma artista plástica portuguesa, Lis Gonçalves. No ano seguinte repetiu-se a experiência com a pintora Xana Abreu, que obteve um extraordinário sucesso à escala global.
Também em 2017 começámos a produzir e a converter todas nossas colecções em algodão orgânico biológico, com o certificado OEKO-TEX Standard 100, que garante que o algodão foi cultivado sem recurso a agrotóxicos e pesticidas e durante o processo não esteve exposto a substâncias nocivas, sendo inofensivo em termos ecológicos e de saúde humana bem como o recurso a condições de trabalho socialmente responsáveis.
Em 2019 demos mais um importante passo para a sustentabilidade do planeta, com a introdução de tecidos produzidos a partir de algodão reciclado e poliester produzido a partir de garrafas recicladas ou de redes retiradas do fundo do mar, minimizando o desperdício de matérias-primas fundamentais para o requilíbrio do meio ambiente.
Com mais de cinco décadas de existência, a Vidal Tecidos é reconhecida no mundo da decoração como uma marca de referência no que concerne a qualidade em tecidos.
Com clientes em todo o mundo, a empresa tem conseguido acompanhar as tendências da moda, preparando estação a estação as suas colecções de acordo com as tendências impostas pelos principais criadores mundiais.